segunda-feira, 8 de março de 2010

biografia completa !


Pierre-Auguste Renoir nasceu em família modesta -o pai era alfaiate. Em 1845, a família mudou-se para Paris, mas iria retornar para Limoges três anos depois. Em 1855, dez anos depois, Renoir, com o intuito de adquirir um trabalho, foi aprender decoração de porcelana e trabalhar no próprio ateliê onde estudava. Três anos depois, começou a pintar estampas em tecidos. Em 1862, mudou-se para Paris e foi admitido na École des Beaux-Arts. Passou a visitar regularmente o Museu do Louvre e começou a estagiar no ateliê do pintor suíço Charles Gleyre.
Em 1866, inscreveu seu quadro "A Hospedaria da Mãe Anthony" no Salão Oficial das Artes, mas foi rejeitado. Dois anos depois, o salão aceitou a tela "Lise". Mesmo assim, o impressionismo -o novo estilo que Renoir adotara- ainda não era uma forma de arte aceita pela crítica. Por isso, Renoir e seus companheiros planejaram organizar uma exposição de arte impressionista. Mas, em 1870, com a invasão prussiana da França, Renoir foi convocado, participando da guerra como soldado. Em 1874, Renoir e outros artistas enfim organizaram a exposição dos impressionistas, que se realizou no estúdio do famoso fotógrafo Nadar. Embora rejeitada pelos críticos, a exposição se repetiria em 1876, 1877 e 1879. Durante esses anos, Renoir foi ficando famoso. Em 1880, casou com sua modelo Aline Charigot (eles teriam dois filhos, Pierre e Jean). No ano seguinte, pintou "Rosa e Azul", o célebre "quadro das duas meninas" que hoje está no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em 1882, viajou para a Itália para estudar. Em 1892, obteve reconhecimento oficial para a pintura impressionista: um quadro seu foi adquirido pelo governo francês. Num acidente de bicicleta, em 1897, quebrou o braço. Dois anos depois, foi acometido de reumatismo, passando a ter problemas de mobilidade. Em 1904, quando já era admirado em toda a Europa, organizou-se uma grande retrospectiva de sua obra. No ano seguinte, Renoir mudou-se para Cagnes, em busca de clima mais saudável. Oito anos depois, as dificuldades de saúde o obrigaram a pintar sentado e amarrar os pincéis aos dedos. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914), teve seus dois filhos convocados (eles seriam feridos). Durante a guerra, também perdeu a esposa, Aline. Em 1919, Renoir finalmente viu suas obras serem aceitas no Louvre. Em dezembro daquele ano, morreu em sua casa de Cagnes, aos 78 anos.

2 comentários:

  1. Amei o Blog de vocês! *-* Equipe da Anita Malfatti-Leitão, Siclonelo, Deva, Giu e Isa! Bjks

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é chato que nem a Longo(hsuahsuahsua)

    Tô brincando...



    Adoramos, o blog, super informativo e muito bacana. Gostamos muito do quadro
    "Remadores em Chatou" e achamos a vida como pintor que Renoir teve muito injusta, já que o pintor ficou conhecido apenas alguns meses antes de sua morte...=[

    Grupo Picasso

    ResponderExcluir